quinta-feira, 5 de abril de 2012

INICIANTE – COMO OCORRE O CRESCIMENTO MUSCULAR

Você sabe como ocorre o crescimento muscular ? Como é possível montar um programa de treinamento sólido, caso o leitor não  saiba a resposta para esta pergunta simples ?
Vamos explicar:
Todo processo único que se passa dentro de seu corpo é centrado em torno do objetivo final de sobrevivência e reprodução. Do ponto de vista puramente biológico, seu corpo realmente só se preocupa com uma coisa:
Manter-se vivo e saudável o suficiente para que você passe com sucesso seus genes para sua prole.
Através de milhões de anos de evolução e da seleção natural, o corpo humano evoluiu e criou complexos sistemas de alarmes naturais em resposta ao estresse, a fim de garantir a nossa sobrevivência.
Pense nisso …
a) Quando você não COME -  você sente FOME !
b) Quando você não BEBE -  você sente SEDE !
c) Quando algo prejudica SEU CORPO -  você sente DOR !
A ação de crescimento muscular, cientificamente conhecido como ”hipertrofia”, Vê isso exatamente da mesma maneira ou seja PROTEÇÃO E SOBREVIVÊNCIA!
Quando você vai à academia, você coloca os seus músculos sob stress, levantando pesos. Cada repetição mais perto da falha muscular (o ponto em que seus músculos “falham” e nenhum trabalho adicional pode ser realizado apesar de seus esforços) cria incursões mais profundas na fibra muscular e causa o que chamados de “micro-lesões”.
Em outras palavras, você está voluntariamente atacando seus músculos lesionando as fibras.
O QUE ACONTECE ?
Seu corpo vai perceber isso como uma ameaça potencial para a sua sobrevivência e vai reagir de acordo.
No momento em que deixar o ginásio, seu corpo vai começar a reparar essas fibras. Como o objetivo final é mantê-lo vivo e saudável, o corpo irá reconstruir os músculos maiores e mais fortes, a fim de se proteger contra uma possível ameaça futura.
TREINO DURO E INTENSO = FIBRAS LESIONADAS = REPARAÇÃO = AUMENTO DO TAMANHO E FORÇA para uma resposta natural evolutiva.
É um conceito simples, mas crucial para entender. É muito semelhante à maneira que o corpo constrói calos na pele por excesso de uso. Pense no tecido muscular lesionado como um “calo muscular”.
Que conclusão podemos tirar disso?
Para que o crescimento muscular substancial ocorra, seu corpo deve perceber o trabalho realizado no ginásio como uma ameaça à sua sobrevivência.
POR: Sean Nalewanyj – TREINADOR E AUTOR DE LIVROS DE BODYBUILDING

Se você sempre faz o mesmo treino, treino leve sem muito esforço, SEU CORPO NÃO PERCEBE ISSO COMO AMEAÇA. Então nada ocorre. Seu corpo pensa: “Para que CRESCER e FICAR MAIS FORTE se não estou sendo AMEAÇADO.” Entende Leitor ?
É por isso que cada treino precisa SER UM DESAFIO NOVO, treino DURO e INTENSO para que seu CORPO note a AMEAÇA e naturalmente procure ficar mais FORTE para te proteger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário