segunda-feira, 23 de abril de 2012

INICIANTE – A FREQÜÊNCIA DO TREINAMENTO


Um ótimo esquema de treinamento para recuperação e ganho muscular é o treinamento de cada grupo muscular apenas 1 vez por semana. Quando se trata de treinar cada músculo individualmente, uma semana é um período altamente confiável para permitir a recuperação suficiente e o Maximo crescimento.
Você já sabe como a recuperação é fundamental para o seu sucesso, e você deve colocar isso em prática, garantindo que seus músculos se recuperam completamente antes de serem treinados novamente.
Lembre-se: O crescimento muscular não ocorre no ginásio, a ruptura muscular é que ocorre no ginásio. Quando você treina intensamente com pesos, você está catabolizando seus músculos. E quando você estiver fora do ginásio, descansando e comendo, é que o processo de crescimento muscular vai ocorrer.
Este é o momento em que seu corpo vai reconstruir os músculos maiores e mais fortes, em preparação para o próximo treino. É extremamente importante que você não interfira neste processo e permita que seu corpo tenha tempo suficiente para se reparar e se recuperar, antes de cataboliza-lo novamente.
Se você treinar o mesmo grupo muscular novamente, antes que tenha tido a chance de se recuperar plenamente, você literalmente esta destruindo todo o processo de construção muscular.
É possível que um determinado músculo possa estar pronto para outro treino após 6, 5 ou mesmo 4 dias de descanso, ao invés de 7?
Claro, é possível. Obviamente, não existe maneira de dizer que uma semana será o tempo ideal para cada pessoa, cada grupo muscular e cada situação é individual.
Dito isto, o lógico é sempre dar um pouco mais de descanso, ao invés de fornecer menos descanso.
Pense nisso desta maneira …

Se você der para um grupo muscular particular, um ou dois dias de descanso extra depois que ele já esta totalmente recuperado, não há nenhuma ameaça de uma perda.
Perda de massa muscular não ocorrerá até que um determinado músculo fique sem treino durante cerca de 2-3 semanas.
No entanto, se você cometer o erro de treinar um grupo muscular particular, novamente um dia ou dois (ou mais) antes da recuperação, há a ameaça direta e imediata de interferir com o processo de recuperação e crescimento que foi estimulado a partir do exercício anterior.
Como já mencionei, a recuperação é de crescimento. Se você continuamente treinar seus músculos novamente, antes de terem se recuperado do treino anterior, você até pode ganhar massa muscular mas em uma taxa bem inferior a seu potencial máximo, ou pior ainda, você pode não crescer.
Levando tudo isso em consideração, recomendo que treine diretamente cada grupo muscular uma vez por semana, esta é a melhor maneira de garantir que todos os seus músculos já tenham sido recuperados antes do próximo treino.
Além disso, treinando cada músculo uma vez por semana, faz com que seja mais fácil de elaborar um cronograma de treino semanal organizado e consistente.
TREINAR UM MÚSCULO APENAS 1 VEZ POR SEMANA É O SUFICIENTE?
Acredite em mim, se você treinar tão duro quanto puder e com a máxima intensidade, treinar apenas 1 vez por semana cada grupo é o ideal.
Quando você vai à academia no dia de peito, basta lembrar que este dia é a única oportunidade que você tem para estimular o seu peito na semana toda.  Se você não conseguir executar um treino duro e intenso, vai ter que esperar mais sete dias antes que você possa compensar isso.
NOTA: ABDOME E PANTURRILHAS SÃO DOIS GRUPOS QUE VOCÊ PODERÁ TRABALHAR MAIS QUE 1 VEZ POR SEMANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário