quinta-feira, 5 de abril de 2012

Você treina pesado ou treina muito? – Pt1

É incrível ver como no dia-a-dia atual, as pessoas estão cada vez mais exageradas. Querem tudo rápido, na velocidade da luz (ou mais rápido), querem resultados imediatos, comem demais, dormem demais, trabalham demais, estudam demais, bebem demais… Demais, demais e demais… Uffa… Acho que isso já me cansou um pouco, diga-se de passagem.
Saiba já se o seu treino é pesado ou se você esta gas tando mais tempo na academia conversando do que treinando!

[ad#2]Todavia, se você quer resultados, o que tem feito para obtê-los? Será que você está realmente treinando pesado como deveria para construir músculos, perder gordura ou, seja lá o que for ou tem trocado a qualidade e intensidade por volume e comodismo?
Um treino pesado é suficiente para fazer você alcançar seus objetivos dentro da academia. E, para um treino ser pesado, ele não necessita levar muito tempo, a princípio de conversa. Salvo sob esportes de endurance e afins. Desta forma, a musculação, por ser um esporte anaeróbio, exige muito mais descanso, periodizações, alimentação e outros fatores do que treinamento em si. E, é óbvio que o treinamento também é muito importante. Porém, quando executado ou realizado da maneira incorreta, torna-se um real tiro que sai pela culatra.
Depois de cerca de 50-60 minutos de um treino extremamente desgastante, começam a ser liberados hormônios altamente catabólicos (e que também fazem com que o estoque de gordura, como fonte de energia, aconteça). Alguns deles, mais conhecidos são o Glucagon e o próprio cortisol ou cortisona. Isso faz com que sua musculatura literalmente se dissolva como açúcar em água. Aliás, imagine um pedaço duro de açúcar em um copo de água. É mais ou menos o efeito que acontece com a musculatura na presença desses hormônios (que também tem suas funções benéficas para a vida).
Mas voltando ao patamar do treino, você acha que treina pesado ou muito?
Em primeira instância, é bom sabermos que quando me refiro a treinamento pesado, não estou unicamente focando em cargas altas, pois isso também não é necessariamente fator primordial para a hipertrofia (apesar de ser uma chave também). Falo sobre treinos com as devidas periodizações, amplitudes, distribuição de exercícios, sinergia muscular, equilíbrio, execução, contração, relaxamento, fase excêntrica, concêntrica e muitos outros aspectos.
Logo, é bom definirmos que um treino pesado é um treino suficientemente desgastante em um período curto de tempo. Já um treino volumoso e, nem sempre intenso, é o tipo de treino em que a comodidade fala mais alto do que a necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário