terça-feira, 6 de março de 2012

Acelere seu metabolismo com a ajuda dos alimentos

azeitesAlguns alimentos, aliados a bons hábitos, colaboram com a aceleração do metabolismo, favorecendo a perda de peso. Para fazer com que o corpo queime mais de pressa as calorias que iriam se transformar em gordura, a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann preparou uma lista de alguns desses alimentos milagrosos.
Dicas de como acelerar o metabolismo: alimentos integrais (pão, torrada, biscoito, arroz…),
  • Frutas e verduras: todos ricos em fibras, levando um maior tempo para serem digeridos;
  • Proteínas magras: lagarto, patinho, peixe, frango, ricota, ovo, soja e derivados: ajudam a formar os músculos.
Gorduras saudáveis: castanha-do-pará, caju, amêndoas, nozes, azeite de oliva extra-virgem, abacate, semente de girassol, abóbora.
  • Evitar: manteiga, chantilly, bacon, lingüiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada, pois entopem as artérias.
Azeite de Oliva: Alimento rico em ácidos graxos insaturados, seu consumo é recomendado devido a sua boa quantidade de antioxidantes e os efeitos positivos de seus ácidos graxos monoinsaturados sobre a hipertensão arterial e perfil lipídico.
Água gelada: Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna.
Pimenta caiena (pimenta vermelha): Acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias.
Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liqüidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.
Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Funciona como antiinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha) e semente de linhaça.
Chá verde: Reduz a absorção de açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima de gorduras.
Outras dicas para manter o metabolismo acelerado:
  • Fracionar as refeições entre cinco e seis vezes ao dia;
  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
  • Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas;
  • Dar preferência aos alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras), pois levam mais tempo para serem digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário