terça-feira, 6 de março de 2012

Conheça a verdade sobre a celulite

celulite
Foto: Corbis
Ela é o terror de qualquer mulher e com a proximidade do verão, começa a luta contra a celulite. “O sedentarismo, maus hábitos alimentares, má circulação, alterações hormonais e até mesmo a genética são alguns dos fatores que desencadeiam a celulite”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço.
A celulite é uma alteração no tecido celular subcutâneo, gordura localizada abaixo da pele. Lá se encontram os septos fibrosos, uma espécie de divisão ou trava que liga a pele aos tecidos mais profundos. Para manter a ligação, esses septos “puxam” a pele para dentro de uma forma imperceptível. Quando há retenção de líquido ou aumento da gordura, essa área aumenta de volume e as alterações ficam ainda mais visíveis, mostrando os furinhos ou depressões na pele, característicos da celulite.
Para saber como tratar e prevenir, é fundamental conhecer o que é a as causas do problema, por isso, a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço e a nutricionista Melissa Santos do Centro Médico de Especialidades (PR), esclarecem algumas das dúvidas mais comuns sobre a temível celulite.
É possível acabar com a celulite? Por se tratar de um problema causado por alterações hormonais, maus hábitos alimentares e flacidez, o quadro de celulite pode ser amenizado com uma dieta saudável, prática de exercícios físicos e tratamentos estéticos.
A celulite está ligada ao fator genético? Sim. Em algumas pacientes a predisposição genética leva ao aparecimento das irregularidades na pele. Por isso, é importante que essas pessoas adotem hábitos saudáveis para combater o problema desde cedo.
Roupas apertadas são um agravante? Sim. A pressão provocada pelo uso de roupas apertadas diminui a circulação de sangue na área, prejudicando o metabolismo. Com isso, há um acúmulo de líquido na região.
O colágeno ajuda no combate a celulite? Sim. A indicação é estimular a produção de colágeno por meio da alimentação e de tratamentos estéticos. “Além dos tratamentos estéticos, a alimentação oferece matéria prima para o nosso corpo, como o silício, boro e vitamina C, aumentando a produção de colágeno e melhorando a flacidez e o quadro de celulite”, explica a nutricionista Melissa.
Alguns alimentos pioram a celulite? Sim. Uma alimentação rica em açúcar, doces, farinhas e frituras contribui para o processo inflamatório do tecido, piorando o quadro. O consumo excessivo de sal e a baixa ingestão de água elevam a retenção hídrica trazendo as ondulações na pele.
Refrigerante dá celulite? O problema do refrigerante não está no gás, mas no açúcar. Mesmo as versões sem açúcar contêm adoçantes nocivos, muitas vezes a base de sódio, agravando a retenção líquida.
As pílulas e cremes anticelulite funcionam? Sim, mas não fazem milagres sozinhos. Alguns ativos encontrados nos cremes têm o poder de hidratar a pele, o que suaviza o aspecto da celulite, além disso, estimulam a circulação. Já as pílulas, na forma de fitoterápicos, antioxidantes e fitoquímicos, previnem e tratam o problema.
Como os tratamentos estéticos combatem os furinhos? No consultório é possível realizar um tratamento em três etapas: aplicação de radiofrequência, massagem redutora com toalhas quentes e preenchimento para eliminar as celulites que ainda restarem. “Utilizamos o equipamento chamado TriPollar, que atua nos tecidos superficiais e também nos tecidos gordurosos das camadas mais profundas da pele, acelerando o metabolismo e a liberação da gordura de dentro da célula. Assim, reduzimos a gordura localizada e a celulite”, explica a dermatologista.
Também há outros tratamentos não invasivos? Sim. Outra opção contra a celulite e gordura localizada é o equipamento Heccus, que libera estímulos elétricos para ativação do sistema linfático. “As aplicações estimulam o metabolismo local, promovendo a quebra da célula de gordura e resultando na diminuição da celulite, melhoria da textura da pele e melhor definição da musculatura. O tratamento não é invasivo nem causa efeitos colaterais indesejáveis”, explica Dra. Annia.
Quais são os graus de celulite? O I que só aparece com a pressão da pele, II visível superficialmente em repouso, III são marcas mais profundas e a IV vem acompanhada de dor e nódulos.

Receita desintoxicante

Ingredientes:
  • 2 folhas de couve orgânica;
  • 1 lima da pérsia;
  • 1 maracujá doce (com a membrana branca que cobre as sementes);
Modo de preparo:
Bate todos os ingredientes no liquidificador e tome em jejum. O suco ajuda na desintoxicação do corpo, e a substância crisina presente na parte branca do maracujá é diurética

Nenhum comentário:

Postar um comentário