sexta-feira, 9 de março de 2012

Dicas para aproveitar ao máximo o off season


Conheça algumas dicas para que você possa aproveitar melhor a sua fase para ganho de massa muscular

O off season é o período em que o indivíduo visa o aumento de massa muscular, disponibilizando assim sistemas dietéticos e de treinamento para esse objetivo. Nesta finalidade, um off season que esteja coerente e de acordo com as necessidades do indivíduo, proporcionará um significativo aumento de volume muscular com o mínimo possível de gordura a ser acumulada, mas, ao mesmo tempo, sem interferir no máximo de ganhos. Isto é, o atleta não se preocupará primariamente com o ganho de gordura, mas, não se importará também em “crescer definido”, ou seja, será estabelecido um equilíbrio entre os dois termos, promovendo assim o máximo de resultados.

Aquele indivíduo que utiliza o off season para chutar a dieta e comer de qualquer jeito, treinar de qualquer jeito, negligenciar o descanso e também utilizar de artifícios como bebidas alcoólicas, certamente terá ótimos ganhos de “pânceps”, mas não terá uma musculatura que se desenvolva de maneira notável. Por conseguinte, o indivíduo que realizar o off season de maneira limpa demais, se preocupando com uma gordurinha aqui ou outra ali e negligenciando o macro, ou não visando o seu objetivo que é o aumento de massa, jamais terá bons resultados no que se diz respeito a ganhos.
Para aproveitar ao máximo o período de off season, seguir algumas dicas pode ser de extrema valia, por isso hoje, vamos conhecer algumas delas.
1 – Testar coisas novas
Durante o pre-contest, fica realmente difícil tentar algo duvidoso. O período de pre-contest é relativamente mais curto que o de off season e, qualquer erro pode fazer uma grande diferença. Assim, o atleta normalmente deve optar pelo básico e pelo funcional. Principalmente se ele for iniciante, ou seja, sem experiência, tentar algo muito fora do comum nesse período pode ser suicídio.
Entretanto, no offseason, testar alguns métodos novos, formas de manipular a dieta (como incrementar alimentos “lixo” diariamente, consumir determinadas distribuições calóricas e de macronutrientes por dia e/ou em dias intercalados etc), técnicas de treino (treinar com mais ou menos volume, maior ou menor frequência, com sistemas diferentes de treino, ou até mesmo misturando esses sistemas etc) e outros pode ser bastante válido. Primeiro, porque você adquirirá maior experiência e poderá incrementar coisas novas na sua rotina. Segundo, porque com essa experiência, você conseguirá manipular seus planejamentos alimentares, dietéticos e de freqüência de treino X descanso de maneira otimizada. Terceiro, porque isso não o fará cair em uma rotina chata, como no pre-contest, onde tudo é mais moderado.
Claro que, musculação é preto e branco, por isso, apesar de tentar coisas novas, você não deve se esquecer do básico também, tanto em dieta quanto em treino e não deve passar o offseason “tentando”. Lembre-se que o foco é primordial.
2 – Cuidado com a dilatação estomacal
A dilatação estomacal é um problema que cada vez mais vem atingindo os fisiculturistas dos anos 80 pra cá, em especial dos anos 90 pra cá. Tanto que hoje, é quase impossível encontrarmos um profissional de alto nível sem a dilatação estomacal. Também, com superquantidades de alimentos é difícil mesmo conseguir “acomodar” tudo isso dentro de um saco que teoricamente caberia cerca de apenas 1,5L e isso, porque estamos falando da comida, mas, ainda devemos computar os líquidos, incluindo água, leite, shakes, sucos etc.
Para evitar a dilatação estomacal, um bom começo é diminuir a quantidade de alimentos e líquidos, mas, para o fisiculturista, ou para quem busca o aumento de massa muscular, isso é inviável. Por isso, devemos adotar medidas e estratégias para evitar isso.
A primeira delas é cortando fontes de líquidos que não possuam densidade energética significativa, ou seja, diminuir um pouco a quantidade de bebidas em infusões, sucos light etc.
A segunda medida é diminuir ou cortar a zero o consumo de refrigerantes e outras bebidas que contenham gás. O gás dilata a parede estomacal e aumenta ainda mais a dilatação gástrica. Além disso, esse tipo de bebida pode contribuir para o aumento da flatulência.
Uma terceira e importante estratégia é incluir alimentos com alta densidade energética na dieta, consumindo altos valores calóricos em uma pequena porção. E é aí que muitas vezes entra a importância do junkie food ou de alimentos como óleos, manteigas, leite integral, macarrão e outros. Por exemplo, para atingirmos cerca de 500Kcal com batata inglesa, necessitaremos de quase 600g da mesma crua. Entretanto, com um bom X-Burguer, passamos dessas 500kcal. Logicamente não estou dizendo que o X-Burguer seja a melhor opção e tampouco que deva ser consumido todo tempo. Mas, optar por essas escolhas de vez em quando pode ser bastante útil em alguns períodos.
Procure também não ficar sentado o tempo todo. Algumas pessoas sentam em qualquer banco ou cadeira que vêem pela frente. Entretanto, isso apesar de cômodo, pode auxiliar no enfraquecimento da região abdominal. Assim, a facilidade para distensão será ainda maior.
3 – Ingerir boas quantidades de eletrólitos
Ao menos que você tenha restrições de alguns eletrólitos, como o sódio, por orientação médica, ingerir quantidades coerentes de desses nutrientes é mais do que essencial para auxiliar no ganho de massa muscular. O sódio, por exemplo, auxiliará no transporte de glicose para o sangue, além de manter a tonicidade do sangue e os potenciais de membrana. O potássio auxiliará no balanço nitrogenado positivo, nos potenciais de membrana (inclusive da contração muscular, assim como o sódio) e no metabolismo dos carboidratos, entre outras muitas funções.
Vejo indivíduos em off season consumindo quantidades extremamente restritivas de sódio, por exemplo. Entretanto, se você quer, de maneira natural não somente obter melhor desempenho, mas também, prevenir-se de lesões (pela hidratação) e de fato construir massa muscular, o consumo de eletrólitos é indispensável!
Conclusão:
O Off season possui a função de aumento de massa muscular. Entretanto, dicas são sempre importantes para diferenciar um bom offseason de um “período de comer muito”. Por isso, buscar o conhecimento e buscar as melhores maneiras e adaptá-las para você é a melhor solução!
Bons treinos!
Artigo escrito por Marcelo Sendon

Nenhum comentário:

Postar um comentário