quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Como conseguir se manter numa dieta?

                     VS.   
            Todos têm a plena consciência de que toda dieta bem prescrita para ganhar massa muscular, perder gordura ou estabelecer algum padrão de saúde funciona. A maior dificuldade que as pessoas encontram é continuar se alimentando de acordo com a dieta em função dos compromissos sociais, resistir a alimentos que estão fora da dieta e até mesmo, comer os alimentos da dieta que não são muito habituais durante o período da prescrição.
            A partir do momento em que é tomada a decisão de seguir um planejamento alimentar, você deve ter em mente que deverá mudar não só a forma como se alimenta, mas também muitos hábitos do seu cotidiano em prol de um resultado físico  e de saúde desejado.
            Hoje, boa parte das doenças que tem aumentado sua incidência com a vida moderna tem parte de suas causas numa alimentação inadequada, porém, o comércio dos alimentos depende de vender não só os alimentos mais saudáveis, mas todo tipo de alimento.           Dificilmente este contexto mudará porque você começou uma dieta. Seus amigos continuarão freqüentando bares, fast-food; e a lanchonete perto do trabalho dificilmente colocará a sua disposição alimentos de maior qualidade.
            À partir do momento em que as pessoas começarem a perceber que você mudou seus hábitos, prepare-se para ser criticado e ser chamado de neurótico! È interessante a forma como as pessoas reagem a situações similares com causas diferentes. Podemos mostrar vários exemplos: se for a um bar encontrar com amigos e disser que não irá ingerir bebidas alcoólicas porque está tomando um medicamento e seu médico o proibiu, todos entenderão. Porém, se não for beber porque seu nutricionista disse que prejudicaria um bom resultado na sua dieta, você está ficando louco. Isso quando não dizem frases como: “ah, só um dia não tem problema”. O mesmo acontece se for a uma churrascaria com sua família e comer até não suportar mais comida, todos acharão isso comum. Já, se for comer 8 fatias de pão integral com frango desfiado as 10h da manhã porque seu nutricionista planejou uma dieta para ganhar massa muscular, mais uma vez, você é neurótico.
            A maioria das pessoas não entenderá que um motivo relevante para você fazer dieta não é importante para elas e poucas respeitarão isso. Sem falar na parcela que até gostaria de conseguir seguir uma dieta, mas como não tem força de vontade suficiente, criticará você para que desista e assim elas ficarão em paz com suas consciências.
            Outra grande dificuldade que ocorre durante uma dieta, além de deixar de comer e beber bastante coisa, que é habitual é passar a comer alimentos incomuns. Uma estratégia interessante é a de ser radical por um tempo prolongado. Isto fará com que seu cérebro se acostume com o novo paladar. Isto não quer dizer que você deixará de gostar de pizzas, doces e frituras, tampouco fará com que salada de tomate e alface, arroz integral e peito de frango grelhado se tornem seus pratos prediletos. Porém, perceberá que, com o tempo, comer os alimentos que estão na dieta não causam incômodo e ficar sem comer os que estão fora não te deixará triste.
            É tudo uma questão de re-educação, por meio de um processo de mudança psicológica. Passa-se a vida toda dentro de um padrão e é necessário fazer sacrifícios para mudá-lo, no entanto, uma vez mudado, com o tempo torna-se natural a ingestão de alimentos diferentes daqueles aos quais se estava acostumado, porém com novos hábitos de vida e, sem dúvidas, com corpo e saúde muito mais bem cuidados!
                                      

Estratégias para conseguir manter a dieta

           
  • Defina suas metas!!!
  • Busque um bom nutricionistas e veja se seus objetivos estão coerentes com as intervenções que ele acredita.
  • Caso não conheça um bom nutricionista, procure seu treinador. Treinadores sérios sempre conhecem nutricionistas competentes para indicar.
  • Não se importar com a críticas, pois com certeza, elas virão. Seja das pessoas que não se importam com metas iguais às suas, seja das que até gostariam de estar no seu lugar, mas falta-lhes força de vontade.
  • Vá você mesmo ao mercado e compre seus alimentos.
  • Programe-se: Prepare em casa seus alimentos e leve para a faculdade, trabalho... a “lancheira” é uma constante na vida das pessoas que estão em dieta
  • Dificilmente encontrará suas opções fora de casa, e mesmo que encontre, se levar de casa, terá certeza que o são de boa procedência. (desde que conservados de modo adequado)
  • Não deixe de sair com seus amigos. Manter relacionamentos sociais faz bem à saúde mental e por conseqüência faz bem ao corpo. Apenas leve com você o que tem que comer. Com o passar do tempo eles entenderão que o que você faz é sério e respeitarão.
  • Caso seja inevitável ter que o comer o que é oferecido, por ser considerada desfeita recusá-lo, coma pouco, o suficiente para provar e elogiar o prato. Assim como recusar algo que foi feito em sua homenagem é falta de consideração, é falta de respeito insistir para que você coma mais do que quer comer. Não é nutrição, é etiqueta! Vale para todo mundo!
  • Nos primeiros dias, não tenha em casa alimentos que não estão na dieta, assim será mais fácil resistir e não comê-los

Nenhum comentário:

Postar um comentário