sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Idosos podem praticar musculação?

Entenda o porque é tão importante que pessoas idosas pratiquem uma atividade física, mais especificamente a musculação!

É cada vez mais comum nas academias vermos idosos praticando algum tipo de atividade física, seja ela a musculação ou não. Aliás, pelo que bem me parece, o que a mídia impõe hoje é que envelhecer com saúde é envelhecer cuidando de si, em centros estéticos, academias, médicos adequados, centros culturais e muitas outras coisas. E devo dizer que estou totalmente de acordo com isso. Envelhecer não significa chegar naturalmente mais próximo da morte, mas sim começar a ver as coisas de outro jeito e aproveitar cada instante da vida. Os idosos normalmente são pessoas que já trabalharam muito, fizeram o que foi possível (e muitas vezes impossível) pelos filhos, muitas vezes netos, amigos, irmãos, parentes, sociedade… Enfim… É hora do descanso, de aproveitar, curtir.

E é justamente com essa ênfase que eles tem procurado constantemente academias. Mas, chegando lá, qual tipo de atividade executar? Será que eles podem entrar em um planejamento como uma pessoa de 20 anos de idade? A resposta, obviamente é não. Os idosos requerem cuidados extras e que devem ser avaliados. Mas isso não quer dizer que algo seja necessariamente proibido para eles, não é mesmo?

Envolvendo-se nisso, há anos pesquisas são realizadas sobre a influência da atividade física na idade avançada. E muito diferente do que pensávamos a mais ou menos 20 anos atrás, a atividade física ADEQUADA (em referência a musculação) não é só liberada, mas também indicada. Isto mesmo, INDICADA! – mas é óbvio que devemos consultar profissionais da saúde e avaliar cada caso inidividualmente, considerando aspectos que podem ou não vir a impedir o indivíduo a praticar musculação.
Como bem sabemos, na terceira idade, são comuns os problemas de diabetes, pressão arterial elevada, falta de flexibilidade, câimbras, perda de massa muscular, perda de massa óssea, diminuição na secreção hormonal (e produção), enfraquecimento da musculatura etc. E é justamente aí que entra o porquê da musculação ser um esporte tão adequado a esse tipo de pessoa:
Aos diabéticos, a atividade física faz com que a sensibilidade a insulina e o controle glicêmico pelo corpo sejam maiores, prevenindo picos de glicemia ou queda brusca da mesma. Aos com pressão alta ou problemas cardiovasculares, o exercícios resistido é ainda melhor do que o exercício aeróbio, controlando os níveis de respiração e inspiração. Falta de flexibilidade e câimbras, nem se falam! A musculação é eficaz para promover não só a flexibilidade, mas o fortalecimento da musculatura e a diminuição nas perdas musculares (ocasionando ainda mais enfraquecimento) que gera contratempos como a dor e a dificuldade de locomoção. Por falar em perdas, a perda óssea é cada vez mais freqüente nos dias modernos pela falta de aquisição de nutrientes específicos ao corpo como o cálcio e a vitamina D. Além disso, sabe-se que a melhor forma de estimular a osteogênese é mesmo com a sobrecarga resistida, leia-se adicionando peso. Isso mesmo. A compressão moderada serve de estímulo para que ocorra a multiplicação de células daquele determinado tecido naquele loca, favorecendo a mineralização e o enrigecimento do tecido ósseo. Como se não fosse suficiente, a musculação ainda ajuda a controlar secreções hormonais endógenas e, claro, o peso gordo.
Por isso, mais do que essas aulas de impacto nos joelhos ou aulas funcionais até demais que levam um tempo absurdo e que nem sempre são tão viáveis para idosos (pois além de tudo são geralmente em grandes grupos, impossibilitando a acessória individual).
Porém, devemos lembrar que pelas necessidades especiais de um idoso, são necessários profissionais adequados e qualificados para atendê-lo e não acabar por deixar uma situação ainda pior.
Procure sempre bons profissionais e o sucesso é mais do que garantido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário