quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

NUTRIÇÃO – 10 PECADOS BÁSICOS NA DIETA

10 PECADOS na DIETA, ou seja 10 ERROS que você deve tentar evitar.
PECADO 01 – COMENDO PROTEÍNA INSUFICIENTE
Ingerir proteínas pode ajudá-lo a ganhar músculos e a emagrecer. Isso acontece porque o organismo gasta energia no processo digestivo e, como a digestão das proteínas é mais trabalhosa, uma refeição rica em proteínas faz com que mais energia seja gasta. Considerando que você está consumindo calorias na proporção correta, esta atitude vai acelerar seu emagrecimento.
PECADO 02 – COMER MUITO RÁPIDO
90% das pessoas se alimentam muito depressa. Isso é ruim porque não traz a sensação de satisfação assim que terminada a refeição. Demora cerca de 20 minutos para o estômago enviar uma mensagem ao cérebro informando que já está satisfeito. Se uma refeição é feita em 10 minutos, não dá nem tempo de informar o cérebro sobre a satisfação alimentar e a pessoa já está com vontade de comer de novo. Por isso que muitos apelam, nessas horas, para os petiscos.
PECADO 03 – NÃO SE CONCENTRAR NA REFEIÇÃO
Geralmente as pessoas tomam café da manhã lendo jornal, almoçam na mesa de trabalho e jantam assistindo TV. Fazendo isso, você não saboreia as suas refeições e nem controla o que está comendo. Faça sempre suas refeições em um lugar calmo e apropriado. Preste atenção ao seu prato e evite comer por outros motivos que não seja fome.
PECADO 04 – NÃO BEBER ÁGUA
Água é essencial para hidratar o corpo e ajudar no controle da fome. Não beber ou ficar muito tempo sem ingerir e depois tomar vários copos seguidos de uma só vez acaba sendo prejudicial ao organismo. É importante beber água constantemente e controlar pelo URINA se a quantidade do líquido no organismo está suficiente: A urina deve ser sempre clara e sem cheiro forte.
PECADO 05 – NÃO COMER GORDURAS ESSENCIAIS
Existem gorduras essenciais ao organismo. São gorduras provenientes das castanhas, azeite, abacate, salmão, atum. Estas são boas escolhas para a sua dieta. Além de contribuírem para o bom funcionamento do organismo e para que você tenha pele e cabelo saudáveis, elas também aumentam sua saciedade e fazem com que você evite picos de fome.
PECADO 06 – PULAR REFEIÇÕES
Grande parte das pessoas costuma eliminar o café da manhã sem saber a importância dessa refeição para o organismo. O café da manhã é a base energética para o dia. Se não for realizado, o corpo deixa de fazer a liberação de glicose adequada e suficiente para o dia todo. Assim como a primeira refeição, quem pula o almoço também prejudica o organismo. O perigo vem à noite, quando compensa todas as refeições no jantar. É um período em que não há gasto de energia e, por isso, pode provocar um aumento de peso e ganho de gordura.
PECADO 07 – NÃO CONTROLAR O QUE COME
Normalmente, nós só lembramos do que ingerimos nas refeições principais e ignoramos as calorias extras. Devemos contabilizar tudo o que foi consumido: sucos, café, refrigerante, balinhas, biscoitos, bombons, etc. Estes pequenos pecados podem somar mais de 200 calorias no fim do dia! É bom manter um diário alimentar. [ Você tem vários modelos para baixar aqui em MUSCLE MASSA BLOG]
PECADO 08 – RESTRINGIR DEMAIS AS CALORIAS
Você deve consumir menos calorias do que costuma, mas deve fazer pequenas refeições ao longo do dia. Restringir demais as calorias nas primeiras refeições fará com que você chegue em casa morrendo de fome e nem preste atenção no que está comendo no jantar. Essa é a pior atitude. O café da manhã e o almoço devem ser as refeições mais reforçadas do dia, porque você terá bastante tempo para gastar a energia que ingeriu nestas refeições. Após as 18:00 horas as refeições devem conter menos calorias.
PECADO 09 – COMER BOBAGENS
Comer um pacote de bolacha, tomar uma garrafa de refrigerante e beliscar outros aperitivos. Dificilmente alguém nunca ficou petiscando antes de alguma refeição. Petiscar não é problema, mas torna-se ideal determinar o horário e a quantidade a ser ingerida. As pessoas devem comer a cada três horas. Assim a pessoa controla quanto está comendo e não fica muito tempo sem se alimentar. O correto é fazer as três refeições principais (Café da manhã, Almoço e Janta), intercalados com os lanches rápidos e nutritivos.
PECADO 10 – NÃO FAZER REFEIÇÕES BALANCEADAS
Em hipótese alguma se deve deixar de comer qualquer NUTRIENTE por muito tempo. Proteínas, Carboidratos e Gorduras são muito importantes. Se algum nutriente for retirado de sua dieta por muito tempo,o organismo passa a buscar outras fontes de energia, atacando a gordura, mas também os músculos. A alimentação precisa ser balanceada e em quantidades menores.
BOA SEMANA AMIGOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário