terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O crescimento muscular não é uma mágica! – Pt2


Para se conquistar o corpo dos sonhos, leva-se tempo. Não existe fórmula mágica! Pt2


Continue lendo a segunda parte do artigo sobre o crescimento muscular.
Em segundo lugar, ficam os erros de pessoas que apenas ouvem o que terceiros falam e deixam de seguir profissionais qualificados. É difícil ouvir que você deve começar aos poucos, usar cargas moderadas e que os ganhos são difíceis e você terá de esperar por eles e, claro, lutar muito. Muito mais fácil é cair na onda de vendedores de suplementos, de amigos mal-entendidos (e mal-intencionados também) que prometem que tudo ocorra da melhor e mais rápida maneira possível (como se isso fosse, de fato possível…). E este segundo erro está diretamente interligado e de mãos dadas com o primeiro. Afinal, obtendo o mínimo de conhecimento, é possível fugir de ciladas.

Na terceira plataforma e, talvez mais importante está o consumo excessivo de substâncias, sejam suplementos ou até mesmo esteróides anabolizantes.
Obviamente, suplementos quando bem utilizados só tem a acrescentar para uma vida saudável e mais completa. Mas isso deve ser avaliado por um profissional da área de nutrição (e não por profissionais antiéticos da área esportiva), fazendo com que os complementos necessários passem a fazer parte de uma dieta, afim de otimizá-la e concertar algumas de suas falhas. Porém, alguns suplementos são extremamente contra-indicados e, claro causam sérios danos quando mal utilizados. É o caso dos famosos pré-homornais (PH) que são esteróides mascarados e, nem sempre oferecem os mesmos ganhos dos esteróides verdadeiros. Em contrapartida, oferecem os mesmos colaterais e, até piores.
E dentro do uso desse tipo de substância, ainda inclui-se o alto valor aplicado (financeiramente e no quesito confiança) nas mesmas. Muito disso poderia ser aplicado em métodos muito mais eficazes, econômicos e, claro seguros. Inevitavelmente, esteróides também fazem parte de quase todos os esportes, inclusive do fisiculturismo. E este esporte tão belo, cada vez mais é emerso não só nos outros esportes, mas na vida, afinal, todo mundo quer um bom corpo, seja por qual for o motivo.
Vejo constantemente pessoas que treinam a 5 ou 6 meses planejando sem o menor conhecimento ou acompanhamento o uso de tais produtos que, comprovadamente podem ser extremamente nocivos a saúde e até mesmo à vida. O pior é quando este tipo de substância ainda é comercializado livremente em academias ou em consultórios.
Tudo bem, é extremamente aceitável quem muitos atletas venham a utilizar este tipo de substância, mas é totalmente diferente utilizar com quesitos de competição e com quesitos de estética e moralidade.
Além disso, ainda adéquam treinamentos incoerentes (e muitas vezes inexistentes) podendo lesionar-se ou causar outro tipo de estresse maléfico ao corpo.
Copiar treinamentos, rotinas e dietas de pessoas muito mais avançadas ou de fisiculturistas, jamais será o caminho mais correto. O corpo possui individualidade biológica e esta, varia de pessoa para pessoa e deve ser muito bem observada e respeitada.
Se os grandes fisiculturistas, utilizando os métodos mais avançados do mundo de treinamento, nutrição, endocrinologia, suplementação e outros fatores demoram tanto tempo para chegar em seu auge e, mesmo assim, são poucos os que chegam, porque então acreditar que você terá o seu corpo dos sonhos em apenas 6 ou 7 meses?
Musculação é um esporte que leva tempo, dedicação, investimento e, claro paciência!
Os frutos virão de trabalhos sólidos, conscientes e dedicados e não de fogos de palha que apenas destruirão não só a você mesmo mas a imagem do esporte também.
Pense nisso

Nenhum comentário:

Postar um comentário